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Avaliação Integrada de Aprendizagem - PNLD 2020 Interdisciplinar - 6º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto para responder à questão.

A cumbuca de ouro e os marimbondos

Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou, foi gritando:

— Ó, compadre! Fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!

O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo e gritou:

— Fecha a janela, compadre!

Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar. O ricaço gritava então:

— Ó, compadre, abra a porta!

Ao que o outro respondia:

— Deixe-me, que os marimbondos estão me matando!

E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 125-126.

Glossário Cumbuca – vaso feito de fruto da cuieira, em cuja parte superior se faz um furo. Mocambo – habitação precária; barraco; casebre.

Qual é o conflito da narrativa?



( a )

Um personagem é rico e o outro, pobre.

( b )

A casa do pobre está cheia de marimbondos.

( c )

O pobre encontra uma cumbuca de ouro.

( d )

O rico joga a casa de marimbondos dentro da casa do compadre pobre.

Resposta:

O conflito principal da narrativa é o fato de a cumbuca oferecer ouro ao pobre e marimbondos ao rico. É possível perceber o conflito no trecho “Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza.”.

Nível: intermediário

Objetivos operacionais: identificar o conflito principal da narrativa; ler e interpretar conto popular em prosa.

História.doc - História - 8º ano - BY NC 3.0BR

Durante séculos, os fenômenos da natureza e da sociedade eram explicados por meio de argumentos religiosos, como, por exemplo, a vontade divina. O pensamento iluminista, no século XVIII, trouxe mudanças na forma de explicar esses fenômenos.

A partir da leitura do texto abaixo, identifique de que forma o Iluminismo trouxe inovações para essas explicações.

O pensamento iluminista tem como fundamento a crença no poder da razão humana de compreender nossa verdadeira natureza e de ser consciente de nossas circunstâncias. O homem, então, cria ser o detentor de seu próprio destino, formulando o racionalismo e contrariando as imposições de caráter religioso, sua “razão” divina de existir, e os privilégios dados à nobreza e ao clero – ainda predominantes à época (séculos XVII e XVIII).

MELLO, Vico; DONATO, Manuella. O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo: Modernidade e a Revolução Francesa como o marco paradigmático. Revista Crítica Histórica. UFAL, Ano II, nº4, 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento A questão do iluminismo e da ilustração

Habilidade (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo/Unidade 1

Grade de correção 100% O aluno identifica que os autores abordam o conhecimento racional em contraposição às explicações religiosas, e que esse posicionamento passou a ser central na explicação de fenômenos da natureza e da sociedade, em contraposição ao pensamento baseado somente em preceitos religiosos. 50% O aluno identifica apenas que o Iluminismo era baseado na razão, e não faz associações entre o texto e sua afirmativa ao longo da resposta. 0% O aluno não identifica que os autores abordam o racionalismo iluminista, ou não identifica como ele foi tratado por esses autores.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O objetivo da questão é abordar o conhecimento racional, base do pensamento iluminista, e as mudanças que esse movimento imprimiu na sociedade ocidental. Dessa forma, caso os alunos apresentem rendimento insuficiente na questão, releia com eles o trecho, auxiliando-os em sua interpretação. Relembre a turma de que modo os fenômenos da natureza e da sociedade eram explicados, utilizando preceitos religiosos e como, sob o Iluminismo, passaram a ser explicados por meio de um pensamento baseado na racionalidade científica. Desse modo, os alunos poderão compreender melhor a importância do pensamento iluminista e o impacto que este possui até hoje na forma como se compreende o mundo contemporâneo.

Time to Share- 1º bimestre - Língua Inglesa - 9º ano - BY NC 3.0BR

How can we improve our musical intelligence?

[...] We know some people are born with a natural musical ability. In fact, there are some astounding examples, such as Anthony Thomas “Tony” DeBlois.

Tony is a blind boy with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Tony knows how to play over 20 musical instruments and can play over 8,000 compositions from memory.

The fact that you came into the world without an early, prodigious interest in music doesn’t mean you can’t acquire good musical intelligence. Actually, what you need is an educational and family environment that fosters its development. [...]

Available at: . Accessed on: Oct. 15, 2018.

Glossário acquire: adquirir astounding: impressionantes blind: pessoa com deficiência visual development: desenvolvimento environment: ambiente foster: estimule improve: melhorar, aprimorar such as: tal como

According to the text, there are some people who were born with a natural musical intelligence. What example was used to support this idea?



( a )

Anthony Thomas DeBlois’ ability to listen to music every day.

( b )

Anthony Thomas DeBlois’ access to music since he was younger.

( c )

Anthony Thomas DeBlois’ access to many instruments and compositions.

( d )

Anthony Thomas DeBlois’ ability to play many instruments and compositions.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Recursos de argumentação

Habilidade (EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade Unidade 2

Justificativas Resposta: D

a. Não há indicações no texto de que Anthony ouve música todos os dias. Além disso, esse não seria um exemplo de inteligência musical. b. Também não está indicado no texto que Anthony tem acesso à música desde mais jovem – apenas que ele tem grande habilidade com instrumentos musicais. c. O fato de ele ter acesso a instrumentos e composições não seria um exemplo de inteligência musical – há pessoas que têm o mesmo acesso e não são sensíveis à música. d. No texto, o exemplo de Anthony, um menino com deficiência visual, que possui a habilidade de tocar diversos instrumentos e composições musicais, foi utilizado para ilustrar o conceito de inteligência musical.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Para realizar essa atividade corretamente, espera-se que o estudante compreenda o texto em questão e localize o principal exemplo utilizado para defender o ponto de vista tratado. Caso assinale a alternativa incorreta, será preciso verificar se o texto foi, de fato, compreendido e/ou se o problema ocorreu porque ele não soube como identificar argumentos e exemplos. Em ambos os casos, recomenda-se a prática constante da habilidade de leitura e compreensão em sala de aula, além do reconhecimento e localização de informações específicas relacionadas à argumentação em textos diversos. Pode-se propor, por exemplo, que a turma crie parágrafos oferecendo seu ponto de vista sobre assuntos específicos, troque as produções entre si e, então, cada estudante deve identificar em sua leitura o principal argumento/exemplo que sustenta a opinião do colega.

Ápis - Geografia - 2º ano - BY NC 3.0BR

ALICE MUDOU COM SUA FAMÍLIA PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO ANO. NA NOVA ESCOLA, ALICE CONHECEU INÁCIO, COLEGA NASCIDO NO RIO GRANDE DO SUL E QUE APRESENTOU PARA ELA O CHIMARRÃO, BEBIDA TÍPICA DO ESTADO. ALÉM DISSO, INÁCIO CONTOU PARA ELA QUE ALI FAZ MUITO FRIO NO INVERNO.

EM TROCA, ALICE OFERECEU A INÁCIO ALGUNS ACARAJÉS, COMIDA TÍPICA DA BAHIA, LUGAR ONDE ELA NASCEU E MORAVA ANTES.

ASSINALE COM UM X A ALTERNATIVA QUE INDICA UMA INFORMAÇÃO CORRETA.



( a )

ALICE JÁ CONSUMIA CHIMARRÃO QUANDO CONHECEU INÁCIO. 

( b )

INÁCIO E ALICE NASCERAM NO MESMO ESTADO. 

( c )

INÁCIO E ALICE NASCERAM EM ESTADOS COM OS MESMOS COSTUMES. 

( d )

INÁCIO E ALICE NASCERAM EM ESTADOS COM COSTUMES DIFERENTES.

Resposta:

Resposta - D

Objeto de conhecimento (BNCC) Convivência e interações entre pessoas na comunidade

Habilidade (BNCC) (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as personagens nasceram e viveram algum tempo em lugares com costumes e tradições diferentes.

B O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as personagens nasceram em lugares diferentes.

C O aluno que assinala esta alternativa não compreende que os lugares possuem costumes e tradições diferentes.

D O aluno que assinala esta alternativa compreende que os lugares de origem das famílias possuem costumes e tradições diferentes.

Ápis - História - 4º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir. Ela retrata o modo de vida de um grupo humano que não possui habitação fixa, deslocando-se sempre de um lugar para outro.

O grupo que possui esse modo de vida é conhecido como: 



( a )

imigrante. 

( b )

nômade. 

( c )

refugiado. 

( d )

sedentário.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

Habilidade (BNCC) (EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa 

A O aluno que selecionou essa alternativa acredita que imigração é um modo de vida e desconsidera que imigrantes são pessoas que entram em outro país com o objetivo de morar lá permanecer. 

B O aluno reconheceu que o modo de vida representado na figura é o nomadismo.

C O aluno que selecionou essa alternativa desconhece que refugiados são pessoas obrigadas a deixar seu país por motivos de guerras, catástrofes ou perseguições, o que não caracteriza um modo de vida.

D O aluno que selecionou essa alternativa confundiu o modo de vida dos nômades (sem habitação fixa) com o dos sedentários (com habitação fixa).

Ápis - História - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA À PERGUNTA.

QUAL É A UTILIDADE DO OBJETO APRESENTADO NA IMAGEM? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA. 



( a )

MOSTRAR FOTOS DE PESSOAS QUE NÃO SE CONHECEM. 

( b )

REGISTRAR A HISTÓRIA DAS PESSOAS. 

( c )

MOSTRAR QUE AS PESSOAS SÃO IGUAIS. 

( d )

APRESENTAR NOTÍCIAS DA ATUALIDADE.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

Habilidade (BNCC) (EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu que o álbum de fotografias pode conter tanto fotos coloridas quanto sem cores.

B. O aluno, ao marcar essa alternativa, identificou corretamente a função do álbum de fotografias: guardar por meio do registro a memória das pessoas.

C. O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu que as fotos registram histórias de diferentes pessoas.

D. O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu que o álbum de fotografias possui uma função que não é transmitir notícias da atualidade.

Ápis - Matemática - 1º ano - BY NC 3.0BR

PEDRO ESTÁ FAZENDO SUA LIÇÃO DE CASA. VEJA A CENA.

A MESA ESTÁ LOCALIZADA: 



( a )

ATRÁS DE PEDRO. 

( b )

NA FRENTE DE PEDRO. 

( c )

À DIREITA DE PEDRO. 

( d )

À ESQUERDA DE PEDRO.

Resposta:

Resposta: B.

Objeto de conhecimento (BNCC) :  Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.

Habilidade (BNCC) (EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, embaixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade  1

Justificativa​

A. O aluno pode ter compreendido de maneira equivocada o ponto de referência e respondido essa alternativa pensando em “Pedro está atrás da mesa” ou pode ainda não ser capaz de identificar os conceitos de atrás e na frente.

B. O aluno considerou a localização da mesa em relação a Pedro, que é o ponto de referência, percebendo que ela está na frente dele.

C. O aluno não conseguiu identificar a localização da mesa em relação à Pedro, que é o ponto de referência.

D. O aluno não conseguiu identificar a localização da mesa em relação à Pedro, que é o ponto de referência.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário De acordo com a resposta do aluno, proponha experimentações que permitam a exploração dos conceitos de localização e de diferentes pontos de referência, utilizando as nomenclaturas adequadas. Por exemplo: peça ao aluno que posicione um objeto na sua frente e outro objeto atrás dele. Em seguida, peça a ele que posicione um objeto na frente de um colega e outro objeto atrás dele. Depois, peça a ele que posicione um objeto à sua direita e outro objeto à esquerda do colega. Também é possível pedir ao aluno que descreva a posição de um objeto em relação a um colega, utilizando os termos na frente, atrás, à esquerda e à direita.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Ana irá fazer uma viagem com seu pai para conhecer a capital do Brasil.

Dentre as opções abaixo, qual local Ana poderá visitar nessa viagem?



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

Habilidade (BNCC) (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o Museu de Arte de São Paulo como sendo um ponto turístico, porém ele está localizado no estado de São Paulo.

B. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o Palácio da Alvorada como sendo um ponto turístico brasileiro que poderia ser conhecido durante a viagem a Brasília (capital do Brasil).

C. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o Cristo Redentor como sendo um ponto turístico, porém ele está localizado no estado do Rio de Janeiro.

D. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o elevador Lacerda como um ponto turístico, porém ele está localizado no estado da Bahia.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode utilizar imagens de outros pontos turísticos do Brasil, e de outros lugares do mundo, e questionar os estudantes se eles conhecem esses lugares. Pode-se perguntar também se há pontos turísticos perto dos locais em que os estudantes moram ou no caminho que percorrem para ir à escola.

Ápis - Língua Portuguesa - 4º ano - BY NC 3.0BR

Acompanhe a leitura da fábula e depois a releia silenciosamente.

A raposa e as uvas

Uma raposa faminta passou embaixo de uma parreira carregadíssima de uvas.

Ficou com tanta vontade de comer aquelas uvas que fez de tudo para alcançá-las.

Saltou, saltou, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi embora. No caminho dizia para si mesma:

— Eu não queria mesmo aquelas uvas... Elas estavam muito verdes.

Fábula de Esopo. Domínio público

Copie do texto a palavra que mostra por que a raposa precisava encontrar comida.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos Deduções e inferências de informações

Habilidade (BNCC) (EF04LP08) Localizar e comparar informações explícitas em textos. (EF04LP10) Inferir informações implícitas em textos.

Tipo de questão Aberta

Grade de correção

100% O aluno terá o crédito total se copiar a palavra “FAMINTA”.

50% Não há crédito parcial neste caso.

0% Não copia a palavra ou copia outras palavras ou frases do texto que não se relacionam com o foco da questão.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário

Esta questão supõe a integração de duas habilidades: inferir uma ideia e localizar o dado que a justifique no texto – precisar encontrar comida por estar “faminta”. É possível fazer isso nesse texto por ser um gênero mais familiar para o aluno. Entretanto, essas habilidades têm de ser sistematicamente trabalhadas para que o aluno possa ir se apropriando delas em relação a textos mais complexos ao longo do Ensino Fundamental. Não é algo que se esgote apenas nos anos iniciais. Fazer leituras compartilhadas de textos, estimulando intervenções do aluno durante a leitura, favorecer momentos encaminhados com desafios de compreensão para que o aluno se defronte individual e silenciosamente com os textos a serem lidos, propor rodas de leitura coletivas para audição e análise de textos, são algumas sugestões para desenvolver essas habilidades.

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Bia pesquisou desenhos de animais que observou no caminho para casa ao voltar da escola:

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.

Qual animal observado por Bia não se reproduz por meio de ovos? 



( a )

Lagartixa. 

( b )

Pica-pau. 

( c )

Esquilo. 

( d )

Mosca.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

a O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a lagartixa se reproduz por meio de ovos.

b O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que o pica-pau, como todas as aves, se reproduz por meio de ovos.

c O aluno que seleciona esta alternativa identifica corretamente que o esquilo não se reproduz por meio de ovos.

d O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a mosca se reproduz por meio de ovos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguma animação infantil na qual os personagens sejam representados, em sua maioria, por diferentes animais (como Zootopia: essa cidade é o bicho. Direção de Byron Howard e Rich Moore. Estados Unidos: Disney, 2016. 1h48min; ou Os sem-floresta. Direção de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, Estados Unidos: UIP, 2006. 1h25min). Depois de assistirem à animação, pode convidar os alunos a tentar identificar as diferentes formas de reprodução dos animais representados no filme.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS ABAIXO.

QUAIS DESSES ANIMAIS COSTUMAM SER CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO?



( a )

O CAVALO, O GALO E O MICO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.

( b )

O CAVALO E O GALO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.

( c )

A ARARA, O CAVALO E O GALO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.

( d )

APENAS O CAVALO É CRIADO NO CAMPO AGROPECUÁRIO.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente.

Habilidade (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionadas à sua vida cotidiana.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona essa alternativa acredita que o mico, além do cavalo e do galo, é criado em campos agropecuários.

B. O aluno que seleciona esta alternativa sabe que cavalos e galinhas costumam ser criados em campos agropecuários e que animais como araras e micos não costumam ser criados no campo agropecuário.

C. O aluno que seleciona esta alternativa acredita que as araras são criadas em campos agropecuários. Talvez ele confunda a ocorrência eventual de araras no campo agropecuário porque esses animais podem ser criados pelo ser humano.

D. O aluno que seleciona essa alternativa não inclui o galo entre os animais que podem ser criados em campos agropecuários.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar vídeos e fotos de seres vivos criados em campos agropecuários, a fim de demonstrar que animais costumam ser encontrados nesse ambiente. Em seguida, juntamente com os alunos, o professor pode fazer um registro coletivo do que foi discutido. Se possível, excursões a sítios e fazendas também são indicadas.

Ápis - Língua Portuguesa - 3º ano - BY NC 3.0BR

Acompanhe a leitura com o professor.

Plutão

Negro, com os olhos em brasa, Bom, fiel e brincalhão, Era a alegria da casa O corajoso Plutão.

Fortíssimo, ágil no salto, Era o terror dos caminhos, E duas vezes mais alto Do que seu dono Carlinhos.

Jamais à casa chegara Nem a sombra de um ladrão; Pois fazia medo a cara Do destemido Plutão. [...]

Olavo Bilac. Plutão. Disponível em: Acesso em: 8 jan. 2018.

Pelo que está expresso no poema, assinale a alternativa que indica quem pode ser Plutão:



( a )

um menino. 

( b )

um pássaro. 

( c )

um brinquedo. 

( d )

um cachorro.

Resposta:

Resposta: D

Objeto de conhecimento (BNCC) Deduções e inferências de informações

Habilidade (BNCC) (EF03LP10) Inferir informações implícitas de fácil identificação, em textos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Justificativa (Destaque em amarelo na letra da alternativa correta)

A O aluno não considera dados que conferem a Plutão atributos mais próximos de animal do que de ser humano.

B O aluno não considera inexistência de atributos de pássaro no texto.

C O aluno não observa que Plutão é caracterizado como ser animado: “fiel”, “brincalhão”, “ágil no salto”, entre outros atributos.

D O aluno relaciona os atributos de Plutão a conhecimentos prévios sobre cachorro: “Bom, fiel e brincalhão”, “Fortíssimo, ágil no salto” e protetor da casa. E faz uma inferência coerente com o texto.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário

Esta é uma questão que supõe inferência ou dedução de sentido a partir de dados do texto. Essa é uma habilidade complexa que exige que o aluno tenha vivências textuais variadas e, sistematicamente, seja estimulado a estabelecer relações com base em dados explícitos no texto e em seus conhecimentos prévios para, afinal, chegar a fazer deduções pertinentes ao interpretar um texto.

De maneira sistemática, o professor deve estimular o registro coletivo de respostas a questões inferenciais para que o aluno, pouco a pouco, desenvolva a habilidade.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 5º ano - BY NC 3.0BR

Se você observar o céu à noite, verá que as constelações se deslocam no mesmo sentido que vemos o Sol se deslocar no céu durante o dia.

Isso ocorre devido ao movimento de rotação:



( a )

do Sol ao redor da Terra.

( b )

das constelações ao redor do Sol.

( c )

das constelações ao redor da Terra.

( d )

da Terra em torno do próprio eixo.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra

Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A. O estudante que selecionou esta alternativa indica incorretamente que o Sol gira em torno da Terra.

B. O estudante que selecionou esta alternativa não reconhece que é o movimento de rotação terrestre que causa os fenômenos descritos.

C. O estudante que selecionou esta alternativa não reconhece que é o movimento de rotação terrestre que causa os fenômenos descritos.

D. O estudante que selecionou esta alternativa identificou que o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo é o que causa o movimento aparente do Sol e das constelações no céu.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que observem o deslocamento de alguma constelação (como as Três Marias ou o Cruzeiro do Sul) no céu, em diferentes horários da noite. Depois, em sala de aula, os estudantes devem compartilhar suas observações com os colegas e o professor.

Ápis - Matemática - 3º ano - BY NC 3.0BR

Paulo vai formar uma sequência de triângulos com canudinhos. Para isso, ele vai usar 3 canudinhos para formar 1 triângulo, 5 canudinhos para formar 2 triângulos, 7 canudinhos para formar 3 triângulos, e assim por diante, como nesta figura.

Quantos canudinhos ele vai usar para formar 5 triângulos?



( a )

( b )

11 

( c )

13 

( d )

15

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas.

Habilidade (BNCC) (EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

a. O aluno pode ter contado apenas a quantidade de canudinhos necessários para formar a figura dada.

b. Para formar cada novo triângulo, colocamos 2 novos canudinhos. Assim, o aluno pode ter efetuado 3 + 2 + 2 + 2 + 2 = 11 ou desenhado a figura e contado os canudinhos.

c. O aluno pode ter calculado a quantidade de canudos para formar 6 triângulos: 3 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 13.

d. O aluno pode ter deduzido, equivocadamente, que, para formar cada novo triângulo, adicionamos 3 novos canudinhos. Desse modo, efetuou 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15 ou 5 × 3 = 15.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Leve um pacote de canudinhos para a sala de aula e, inicialmente, entregue 3 canudinhos para o aluno para que ele represente 1 triângulo. Em seguida, pergunte a ele de quantos canudinhos precisa para representar o próximo triângulo junto do primeiro. Ele deve ir requisitando mais canudinhos até que represente os 5 triângulos solicitados. Desse modo, deve ter feito a construção solicitada e pode identificar regularidades nesse processo. Outra sugestão é propor a mesma atividade formando quadrados: 4 canudinhos para formar 1 quadrado, 7 canudinhos para formar 2 quadrados, 10 canudinhos para formar 3 quadrados, e assim por diante.

Ápis - Geografia - 4º ano - BY NC 3.0BR

Observe os desenhos abaixo.

Valéria elaborou os desenhos acima quando estava visitando diferentes lugares nas suas férias e depois os mostrou aos amigos na escola. Assinale com um X a alternativa que indica corretamente o tipo de representação que Valéria fez dos lugares que conheceu.



( a )

Representações diretas dos lugares que visitou. 

( b )

Fotografias dos lugares que visitou. 

( c )

Representações imaginárias dos lugares que visitou. 

( d )

Representações indiretas dos lugares que visitou.

Resposta:

Resposta - A

Objeto de conhecimento (BNCC) Elementos constitutivos dos mapas

Habilidade (BNCC) (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A O aluno que assinala esta alternativa identifica corretamente que os desenhos elaborados pela personagem são representações diretas dos lugares visitados por ela.

B O aluno que assinala esta alternativa identifica que a representação usada é direta, mas erra ao apontar a fotografia como técnica usada nessa representação.

C O aluno que assinala esta alternativa não compreende que os desenhos são uma representação direta dos lugares visitados pela personagem.

D O aluno que assinala essa alternativa não compreende que os desenhos são uma representação direta dos lugares visitados pela personagem.

Companhia das Ciências - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Observe a ilustração a seguir, que mostra um gnômon fincado verticalmente em determinado local plano e horizontal do hemisfério sul e a representação do movimento aparente do Sol ao longo de um dia em diferentes períodos do ano.

Responda:

a) Indique na ilustração o movimento aparente do Sol no solstício de dezembro. Justifique sua resposta.

b) Indique na ilustração o movimento aparente do Sol no solstício de junho. Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1

Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) O movimento aparente do Sol no solstício de dezembro está representado pela curva azul, pois indica, nesse período, maior altura do Sol na abóboda celeste, provocando maior insolação na região e maior aquecimento nessa época do ano. b) O movimento aparente do Sol no solstício de junho está representado pela curva verde, pois indica, nesse período, menor altura do Sol na abóboda celeste, provocando menor insolação na região e menor aquecimento nessa época do ano. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.

Time to Share- 1º bimestre - Língua Inglesa - 7º ano - BY NC 3.0BR

Imagine que você encontrou o texto abaixo em um website. Observe o título, o vocabulário que conhece e palavras que se repetem. A partir disso, responda: qual é o assunto tratado pelo texto?



( a )

A língua inglesa e sua presença na internet. 

( b )

A importância da língua inglesa em diversos contextos. 

( c )

A utilização da língua inglesa, que se restringe a contextos específicos. 

( d )

A importância de conhecer outras línguas, além do inglês, no mundo atual.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)

Habilidade (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavraschave repetidas.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade Unidade 1

Justificativas Resposta: B

a. O texto trata da presença da língua inglesa não apenas na internet, mas também em outros contextos.

b. De fato, o texto trata da importância da língua inglesa em diversos contextos.

c. O texto trata do oposto disso, abordando diversos e variados contextos em que a língua inglesa é utilizada.

d. Essa informação não é mencionada no texto, que trata do inglês no mundo atual.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso o estudante não selecione a resposta correta, será necessário reforçar as atividades de reconhecimento e identificação da estrutura e de palavras-chave de textos para a criação de inferências e a antecipação de seu assunto geral. Para isso, pode-se propor diversas atividades de leitura nas quais os estudantes precisem observar as palavras que se repetem, bem como outras informações relevantes, para que possam relacioná-las à compreensão global dos textos. Atividades que envolvam compartilhamento em grupos são importantes nesse momento, pois oferecem aos estudantes novos pontos de vista e podem orientá-los com relação à forma de agir ao se depararem com textos em inglês.

Ápis - História - 1º ano - BY NC 3.0BR

TIAGO ACORDA ÀS 8 HORAS DA MANHÃ TODOS OS DIAS. FAZ OS DEVERES DE CASA, BRINCA E AJUDA SUA MÃE EM CASA. PEDE BENÇÃO PARA O VOVÔ E PEDE PARA ELE CONTAR UMA HISTÓRIA. QUANDO VOLTA DA ESCOLA, TOMA BANHO, JANTA E VAI DORMIR, PORQUE AMANHÃ COMEÇA TUDO DE NOVO.

MARQUE UM X NA IMAGEM QUE REPRESENTA TIAGO.



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

Habilidade (BNCC) (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativa

A O aluno não identificou que a imagem ilustra um idoso, o avô de Tiago.

B O aluno não percebeu que a imagem ilustra a mãe de Tiago fazendo tarefas de casa.

C O aluno conseguiu identificar que a imagem ilustra uma criança estudando, e o texto diz que Tiago faz deveres e vai à escola.

D O aluno não reconheceu que a ilustração é de um bebê que não tem condições de ajudar sua mãe nas tarefas domésticas nem desempenhar as funções que uma criança maior consegue.

Ápis - Geografia - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens abaixo.

Podemos afirmar que:



( a )

a imagem 1 apresenta uma cena característica do campo e a imagem 2 apresenta uma cena característica da cidade. 

( b )

a imagem 1 apresenta uma cena característica da cidade e a imagem 2 apresenta uma cena característica do campo. 

( c )

as duas imagens apresentam cenas características do campo. 

( d )

as duas imagens apresentam cenas características da cidade.

Resposta:

Resposta - A

Objeto de conhecimento (BNCC) A cidade e o campo: aproximações e diferenças

Habilidade (BNCC) (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A O aluno é capaz de identificar, nas imagens, características da cidade e do campo.

B O aluno não é capaz de identificar na imagem 1 características do campo, assim como não reconhece na imagem 2 características da cidade.

C O aluno não tem clareza dos aspectos do tipo de trabalho que caracterizam a cidade.

D O aluno não tem clareza dos aspectos do tipo de trabalho que caracterizam o campo.

Ápis - História - 5º ano - BY NC 3.0BR

O nomadismo caracterizou o modo de vida dos primeiros grupos humanos. Esses grupos viviam dessa forma devido à necessidade de



( a )

abastecer os integrantes do grupo de alimentos, já que os retiravam da natureza e desconheciam as técnicas de plantio.

( b )

descobrir uma região favorável às práticas agrícola e pastoril, devido à necessidade de obter alimentos.

( c )

encontrar uma região com cavernas para se abrigarem, pois desconheciam outras técnicas de abrigo.

( d )

enfrentar os invernos rigorosos e as demais alterações climáticas, em busca de garantir a sobrevivência.

Resposta:

Objeto deconhecimento (BNCC) O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

Habilidade (BNCC) (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-oscom o espaço geográfico ocupado.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A O aluno identificou corretamente que os povos nômades do passado desconheciam a prática agrícola e a do pastoreio, portanto, dependiam dos alimentos retirados da natureza para sobreviver.

B O aluno que selecionou essa alternativa não considerou que os povos nômades do passado desconheciam a prática agrícola e a do pastoreio, fato que justifica o nomadismo.

C O aluno que selecionou essa alternativa não considerou que os grupos humanos pré-históricos construíam abrigos. Eles utilizavam galhos, peles, ossos de animais,entre outros elementos da natureza.

D O aluno que selecionou essa alternativa não considerou que a principal razão para os deslocamentos dos primeiros grupos humanos era a busca por alimentos.

Ápis - Língua Portuguesa - 1º ano - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DA CAPA COM O PROFESSOR.

QUAL É O TÍTULO DESSE LIVRO?



( a )

MARIA JÚLIA SILVA.

( b )

A ESTRELA DO MAR.

( c )

EDITORA RODA RODA.

( d )

FAFÁ.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos

Habilidade (BNCC) (EF01LP11) Localizar, em textos, títulos, nome do autor, local e data e publicação (se houver).

Tipo de questão Múltipla escolha

Justificativa (Destaque em amarelo na letra da alternativa correta)

A. O aluno não IDENTIFICA o título.

B. O aluno identifica o título e sabe localizá-lo.

C. O aluno não IDENTIFICA o título

D. O aluno não identifica o título e não observa o destaque que o título deve ter.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário A localização de título em texto ou em suportes textuais diferentes deve ser objeto de atividades de leitura em que o aluno possa, mesmo antes de saber ler as palavras, localizar, pelo destaque visual: cores, tamanho de letra e posição na página. A capa de livros, pelo formato, favorece esse primeiro contato com os elementos: autor, ilustrador, editora. É necessário sistematizar a localização dessas informações, por meio do contato do aluno com vários materiais escritos, em suportes diferentes: capas de livros e revistas, textos impressos, partes internas de um livro e textos propriamente ditos.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

A IMAGEM ABAIXO MOSTRA UMA FASE DO DESENVOLVIMENTO DA BORBOLETA.

EM QUAL FASE DE DESENVOLVIMENTO A BORBOLETA ESTÁ?



( a )

OVO.

( b )

LAGARTA JOVEM.

( c )

PUPA EM SEU CASULO.

( d )

ADULTO.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente

Habilidade Conhecer o ciclo de vida das borboletas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa e não a de ovo.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa e não a de lagarta jovem.

C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a pupa e não a de adulto.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras das diferentes etapas de desenvolvimento da borboleta e pedir aos alunos que digam o nome de cada uma delas. Em seguida, os alunos podem desenhar cada uma das fases da borboleta.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 4º ano - BY NC 3.0BR

A pessoa representada na ilustração abaixo está de frente para um gnômon, com os braços abertos. No chão, foram feitas as seguintes marcações:

I. a sombra do gnômon em algum horário da manhã;

II. partindo da extremidade desta sombra mais distante do gnômon, foi traçada uma circunferência cujo centro é a base do gnômon;

III. à tarde, quando a extremidade da sombra do gnômon coincidiu com a circunferência, a sombra formada foi desenhada;

IV. e a reta A foi traçada ligando as extremidades dessas duas sombras. A reta B é perpendicular à reta A, passando pelo gnômon.

Preste bastante atenção na imagem para identificar os pontos cardeais. Indique a resposta correta: 



( a )

O braço esquerdo da pessoa aponta para o lado oeste. Bem à sua frente, na direção da reta B, está o lado norte e, atrás, o lado sul. 

( b )

O braço esquerdo da pessoa aponta para o lado oeste e o braço direito para o lado leste. Bem à sua frente está o lado sul, na direção da reta B

( c )

O lado norte está à direita da pessoa, na direção da reta A

( d )

O braço esquerdo da pessoa, na direção da reta A, indica o lado leste e o braço direito indica o lado oeste.

Resposta:

Resposta A

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A O estudante identificou os pontos cardeais tomando a posição do Sol no céu e a sombra do gnômon como referência.

B O estudante indicou corretamente a direção Leste-Oeste, porém não identificou corretamente a direção Norte-Sul.

C O estudante indicou o ponto Norte incorretamente no eixo Leste-Oeste.

D O aluno trocou a indicação dos lados Leste e Oeste.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode iniciar a aula com uma roda de conversa contando curiosidades sobre o gnômon. Por exemplo: Vocês sabiam que o gnômon foi um dos primeiros instrumentos astronômicos inventados pelo ser humano?; Sabiam que, em sua forma mais simples, ele consiste apenas em uma estaca fincada verticalmente no chão?; Sabiam que por meio da observação das sombras criadas a partir da incidência da luz do Sol sobre o gnômon podemos encontrar os pontos cardeais? É importante deixar que todos participem e exponham o que sabem a respeito do gnômon. Ao final, pode-se levar a turma até uma área aberta (dentro da escola) e montar um gnômon usando um cabo de vassoura, por exemplo. A turma pode traçar as linhas indicadas no enunciado desta questão e, ao final, encontrar a direção Leste-Oeste e a direção Norte-Sul.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo evidencia um dos problemas das grandes cidades nos dias de hoje.

Assinale a alternativa que indica o problema evidenciado e qual seria uma das formas de amenizá-lo.



( a )

Ilhas de calor. Poderiam ser usadas cores escuras na pavimentação das ruas para refletir mais a luz. 

( b )

Mobilidade. Poderia ser melhorada se cada um tivesse seu próprio carro. 

( c )

Enchentes. Poderiam ser melhoradas com a canalização dos rios. 

( d )

Qualidade do ar. Poderia ser melhorada com a ampliação de áreas verdes, pois a vegetação, entre outras coisas, pode contribuir com a umidade do ar.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento Ciclo hidrológico; plantas

Habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

a A imagem pode sugerir o fato de as áreas urbanas serem mais quentes. Porém, para amenizar esse problema, uma das medidas a ser implementadas é o uso de cores claras, que refletem mais a luz.

b A imagem pode sugerir o problema da mobilidade urbana. No entanto, a forma sugerida para amenizar esse problema é inadequada, pois quanto mais pessoas usarem seu próprio carro no dia a dia, mais as ruas ficarão congestionadas.

c A imagem não sugere o problema das enchentes. Tampouco canalizar rios resolveria esse problema nas grandes cidades, uma vez que essa medida não ataca o problema de haver muitas áreas impermeáveis nos centros urbanos.

d O aluno identifica que a imagem de trânsito intenso sugere o excesso de veículos, um dos fatores que contribui para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. O aluno também reconhece que as plantas contribuem para a melhoria da qualidade do ar de maneira geral, favorecendo particularmente a umidade do ar – devido ao volume de água que perdem pela evapotranspiração.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode organizar uma saída de campo com os alunos para uma área asfaltada, com grande circulação de veículos, e depois para uma área verde. Os alunos devem registrar as diferenças entre os dois locais quanto à sensação térmica e à facilidade ou dificuldade para respirar. Os alunos devem compreender a influência da cobertura vegetal na sensação que tiveram nos dois ambientes.

Ápis - Matemática - 5º ano - BY NC 3.0BR

Em uma gincana da escola, os alunos deveriam recolher latinhas de alumínio para cumprir o desafio da semana. A turma ganhadora dessa prova recolheu 1 108 latinhas. Quantas ordens e classes esse número têm? 



( a )

1 ordem e 2 classes. 

( b )

2 ordens e 4 classes. 

( c )

4 ordens e 2 classes. 

( d )

4 ordens e 4 classes.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens).

Habilidade (BNCC) (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

a. O aluno pode ter identificado a quantidade de classes do número, mas pode ter confundido a quantidade de ordens ou não conhecer esse conceito. Também é possível que o aluno acredite que há apenas 1 classe, já que não há algarismos na 5ª e na 6ª ordem.

b. O aluno pode ter invertido os conceitos de ordem e de classe.

c. O aluno conseguiu identificar a quantidade de ordens e a quantidade de classes do número 1 108.

d. O aluno pode ter identificado a quantidade de ordens do número, mas pode não entender ou ter confundido o conceito de classe.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Retome com o aluno as características do sistema de numeração decimal, as ordens e as classes que compõem um número, enfatizando o valor posicional dos algarismos. Se julgar conveniente, use o ábaco ou o material dourado para guiar explorações com números naturais de até 6 algarismos, ou seja, números com até 6 ordens.

Ápis - Língua Portuguesa - 2º ano - BY NC 3.0BR

OUÇA E ACOMPANHE A LEITURA FEITA PELO PROFESSOR DO TRECHO DE UM POEMA.

POMBINHA

POMBINHA QUANDO TU FORES ME ESCREVA PELO CAMINHO SE NÃO ACHARES PAPEL NAS ASAS DE UM PASSARINHO. [...] A POMBINHA VOOU, VOOU [BIS] FOI-SE EMBORA E ME DEIXOU.

DOMÍNIO PÚBLICO.

COMPLETE DE FORMA ADEQUADA O VERSO DO POEMA.

SE A POMBINHA NÃO ACHAR PAPEL, ELA DEVE ESCREVER:



( a )

NAS ASAS DE UM AVIÃO.

( b )

NAS ASAS DE UM PASSARINHO.

( c )

NAS NUVENS PELO CAMINHO.

( d )

NAS PEDRAS PELO CAMINHO.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos

Habilidade (BNCC) (EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais.

Tipo de questão Múltipla escolha Justificativa (Destaque em amarelo na letra da alternativa correta)

A. O aluno confundiu e/ou identificou de forma equivocada a informação no poema.

B. O aluno localiza e assinala o verso do poema corretamente.

C. O aluno não conseguiu identificar o momento em que a pombinha deve escrever nas asas de um passarinho; ou seja, ele não conseguiu assimilar uma informação pontual em texto curto.

D. O aluno não localiza o verso no poema.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Na interpretação de um texto, a etapa de localização de dados ou de informações é uma habilidade fundamental para que o aluno avance nos processos que exigem relação entre os dados de um texto e as inferências. Intensifica o contato dos alunos com os mais variados tipos de texto, estimulando-os mesmo na oralidade a localizar dados explícitos com precisão. Isso favorecerá também o desenvolvimento da fluência em leitura.

Ápis - Língua Portuguesa - 5º ano - BY NC 3.0BR

Leia este poema.

Aguarela

Cheio de folhas, úmido de orvalho, Fresco, à beira de um córrego, crescia Lindo pé de roseira em cujo galho     Uma rosa sorria.

O orvalho matinal, que o beija e molha, Desce de cima em brancas névoas finas, E todo o pé salpica, folha a folha,     De gotas pequeninas.

[...]

Uma moça gentil sentiu anseio De possuir essa rosa e teve mágoa De não poder colhê-la, com receio     De molhar os pés n′água.

[...]

Francisca Júlia. Poesias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1962. p. 179-180.

O poema narra acontecimentos que envolvem, sobretudo,



( a )

um riacho. 

( b )

um orvalho 

( c )

uma rosa. 

( d )

uma moça.

Resposta:

Resposta - C

Objeto de conhecimento (BNCC) Fluência de leitura para a compreensão do texto

Habilidade (BNCC) (EF35LP05) Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a possibilitar a compreensão.

Tipo de questão Múltipla escolha

Justificativa

A - O riacho é secundário no poema, já que se trata do lugar, o espaço que faz parte do cenário.

B - O orvalho aparece somente em duas estrofes, mas é secundário no poema.

C - O poema narra acontecimentos ocorridos com a rosa, ela é a personagem principal dos fatos narrados.

D - A ação da moça também é para com a rosa, o que confirma ser a flor a ênfase do texto.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Pode-se pedir a um grupo de alunos que ensaie a leitura do poema e, depois, leia-o para a turma. Se possível representando as ações das personagens. A leitura expressiva de um texto literário como recurso de criação de efeitos de sentido é uma atividade que desenvolve a habilidade de inferir o efeito de sentido decorrente do uso de palavras, expressões, pontuação expressiva, principalmente se o texto literário estiver em versos.

Ápis - Matemática - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE O NÚMERO DE ALGUMAS CASAS QUE FICAM NA RUA EM QUE MARIANA MORA.

QUAL DESSES NÚMEROS É O MENOR?



( a )

17

( b )

10

( c )

8

( d )

39

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Habilidade (BNCC) (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero)

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A. O aluno pode ter pensado que o primeiro número da imagem é o menor deles, sem comparar com os demais. Isso aconteceria se os números estivessem em ordem crescente na imagem.

B. A escolha dessa alternativa sugere que o aluno pode ter considerado que o menor número é aquele cujo algarismo das unidades é menor.

C. O aluno comparou corretamente os números apresentados, concluindo que o número 8 é o menor deles: 8<17, 8<10 e 8<39.

D. O aluno pode ter se confundido entre o significado de maior e o de menor e marcou essa alternativa, que cita o maior número apresentado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário É fundamental que o aluno compreenda a lógica do sistema de numeração decimal. Explore a comparação dos algarismos das dezenas e dos algarismos das unidades dos pares de números. Além disso, utilize a reta numerada ou o quadro de números para auxiliar as explorações de comparação e de ordenação de números.

Ápis - Matemática - 4º ano - BY NC 3.0BR

Pedro estava conversando com o pai dele sobre o preço de 3 carros que viu em uma propaganda.

O pai de Pedro pediu a ele que fizesse uma lista com o preço dos carros em ordem decrescente. Como ficou a lista de Pedro?



( a )

R$ 53 200,00; R$ 32 900,00; R$ 28 500,00. 

( b )

R$ 32 900,00; R$ 28 500,00; R$ 53 200,00. 

( c )

R$ 28 500,00; R$ 32 900,00; R$ 53 200,00. 

( d )

R$ 28 500,00; R$ 53 200,00; R$ 32 900,00.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.

Habilidade (BNCC) (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

a O aluno ordenou de maneira decrescente o preço dos carros.

b O aluno pode ter observado somente o algarismo das centenas dos números no momento de ordená-los de maneira decrescente.

c O aluno pode ter ordenado o preço dos carros na ordem crescente.

d O aluno pode ter observado somente o algarismo das unidades de milhar dos números no momento de ordená-los de maneira decrescente.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Leve para a sala de aula folhetos de propagandas com o preço de alguns objetos utilizados no cotidiano, como alimentos e brinquedos, e peça ao aluno que escreva os preços em ordem crescente ou decrescente. Além disso, entregue ao aluno uma fita métrica para que ele meça a altura dele e dos colegas (em centímetros e milímetros). Em seguida, peça a eles que se organizem em uma fila, do mais alto para o mais baixo. No trabalho com números até a 5ª ordem, também é possível explorar medidas da distância entre cidades utilizando softwares de mapas.

Ápis - Geografia - 1º ano - BY NC 3.0BR

PAULA, DE 6 ANOS, MORA EM UM PRÉDIO BRANCO CHEIO DE JANELAS. AO LADO DO PRÉDIO DE PAULA, HÁ UM PRÉDIO MARROM, ONDE MORA JULIANA.

QUAL DOS DOIS PRÉDIOS É MAIS ALTO?



( a )

O PRÉDIO DE JULIANA. 

( b )

O PRÉDIO BRANCO. 

( c )

O PRÉDIO MARROM. 

( d )

NENHUM DOS DOIS PRÉDIOS.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Habilidade (BNCC) (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A O aluno que assinala esta alternativa não desenvolveu, ainda, discriminação de características como altura e cor.

B O aluno que assinala esta alternativa desenvolveu a discriminação de características como altura e cor.

C O aluno que assinala esta alternativa não desenvolveu, ainda, discriminação de características como altura e cor.

D O aluno que assinala esta alternativa não desenvolveu, ainda, discriminação de características como altura e cor.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas