Menu

Mosaico - Arte - Ancestralidade

Ensino fundamental 2 - Manual do Professor 9º ano | Arte

Código da coleção: 0016P20062

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

A coleção Mosaico Arte, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular, tem o objetivo de auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem em Arte. Os volumes exploram a transdisciplinaridade buscando trabalhar Arte com base em uma perspectiva intercultural crítica. Cada volume possui um tema transdisciplinar (corpo, cidade, planeta e ancestralidade). Desse modo, permite que os capítulos e projetos abranjam o estudo sistemático das linguagens artísticas relacionados com expressões de diferentes povos e dimensões sociais.Buscando abordar as linguagens artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas de forma equilibrada, a coleção conta com o protagonismo dos estudantes, estimulando-os a compartilhar suas referências, seus cotidianos e suas culturas, respeitando e valorizando a diversidade. Por meio de seções diversificadas, a coleção propõe aos estudantes a experiência de fruir, pensar, interpretar, formular hipóteses, imaginar, criar, praticar, expressar e ampliar sua visão de mundo. A coleção fornece também subsídios como textos, imagens, músicas, vídeos e sites, para uma formação abrangente que envolve a expressão criativa, crítica, sensível e não etnocêntrica. Os professores são convidados a mediar o diálogo entre os estudantes e a arte, propondo debates, orientando atividades e mobilizando a bagagem cultural de cada um. Com isso, quer-se alcançar uma intensa troca de saberes no ambiente escolar.Cada um dos volumes da coleção é composto por uma introdução, seis capítulos e um caderno de projetos contendo dois projetos. Com essas características, pretende-se um processo de ensino e aprendizagem contextualizado e significativo, com aulas dinâmicas, que estimulam a pesquisa, a reflexão, a crítica, a exploração de materiais e de técnicas, convidando os estudantes à participação ativa e à liberdade de expressão e fortalecendo sua autonomia. A coleção defende que aprender arte é um direito de todos e desmistifica o conceito elitizado de arte. Por esse viés, Mosaico Arte promove a inclusão e permite que cada estudante possa desenvolver a própria forma de expressão, além do respeito pelo próprio trabalho, pelo trabalho dos colegas e também pelo trabalho dos artistas e outros profissionais das artes. Dessa forma, ao aprender arte, os estudantes também desenvolvem as chamadas habilidades socioemocionais.

Capítulos:

  • Arte - Introdução - A arte e a ancestralidade
  • Arte - Capítulo 1 - Narrativas visuais
  • Arte - Capítulo 2 - Patrimônio cultural
  • Arte - Capítulo 3 - Diáogo com o passado
  • Arte - Capítulo 4 - Performance
  • Arte - Capítulo 5 - Tragédia e comédia
  • Arte - Capítulo 6 - Encenação teatral
  • Arte - Caderno de projetos

Mosaico Arte

Autores

Beá Meira

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Foi professora-assistente da PUC-Santos e do curso de Multimeios da PUC-SP. Trabalhou como ilustradora, artista gráfica e cenógrafa em projetos na área de Educação e Teatro. Foi, entre 2010 e 2015, coordenadora pedagógica na Universidade das Quebradas, curso de extensão da UFRJ. Autora de livros didáticos e paradidáticos na área de Arte.

Rafael Presto

Graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP. Atuou como professor de teatro e percussão em escolas públicas e particulares. Realizou oficinas no Caps do SUS e no Serviço de Medida Socioeducativa em São Paulo. Teatrista do Coletivo de Galochas. Autor e ilustrador de livros na área de Arte e Teatro.

Silvia Soter

Graduada em Artes pela PUC-RJ e em Dança pela Universidade de Paris 8. Mestra em Teatro pela Unirio. Doutora em Educação pela UFRJ. Dramaturgista, crítica de dança e professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Organizadora e autora de diversas publicações na área de Corpo e Dança.

Ricardo Elia

Graduado em Cinema pela PUC-RJ. Mestre em Educação pela Uerj. Ministrou oficinas de criação artística em locais diversos, como o sertão de Alagoas, a Amazônia paraense e a Rocinha, no Rio de Janeiro. Escritor e músico, com diversas obras publicadas na área de Música. Percussionista do Tupife, banda de pífanos e percussões.

Taiana Machado

Graduada em Música pela Unirio. Mestra em Educação pela UFRJ. Professora em escolas particulares e em projetos  culturais na rede municipal do Rio de Janeiro. Professora associada ao Instituto d’O Passo. Preparadora vocal e professora de canto em grupos teatrais e corais.