Menu

Da escola para o mundo - Projetos integradores

Ensino fundamental 2 - Manual do Professor 6º e 7º anos | Projetos integradores

Código da coleção: 0315P20503

Sobre a obra:

"Da Escola para o Mundo é uma obra complementar, que pode ser utilizada em conjunto com qualquer coleção disciplinar. Oferece a professores e alunos a possibilidade de trabalhar com projetos. porém sem representar uma carga a mais  para o professor. São projetos bimestrais, elaborados com base nas competências e habilidades da BNCC  propostas para cada ano escolar. As atividades não são complexas e são apresentadas em etapas que ajudam a controlar o tempo. Com as orientações que a coleção oferece, o professor pode trabalhar em conjunto com outros professores da escola ou sozinho, se não for possível construir parcerias. Também consegue trabalhar de acordo com as condições de sua realidade: todos os projetos são passíveis de serem executados sem recursos sofisticados e sempre oferecem caminhos alternativos caso a escola não disponha de determinado meio. O trabalho com projetos integra disciplinas sem que elas percam seu caráter disciplinar. Auxilia os alunos a desenvolverem diferentes habilidades, retomarem conceitos e amarrarem vários conteúdos, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Outra vantagem é o espírito de desafio e cumplicidade que o projeto desperta nos alunos. Vai além do trabalho em grupo, pois une toda a turma em torno de um objetivo comum, que é a construção de um produto final e sua apresentação para a comunidade. Excelente oportunidade para trabalhar as competências socioemocionais e preparar os alunos para a vida. O emprego de projetos em sala de aula prevê: • Trabalho coletivo, em grupo, em duplas e individual. • Envolvimento da turma na solução de uma questão desafiadora. • Planejamento e organização do que deverá ser feito, por meio de trabalho em etapas. • Trabalho com conceitos e procedimentos aprendidos em vários componentes curriculares. • Elaboração de um produto final, que deve ser apresentado à comunidade escolar e do entorno da escola sempre que possível. Principais objetivos: • Articular teorias e práticas referentes aos componentes de ensino que fazem parte do currículo dos anos finais do Ensino Fundamental, valorizando a pesquisa, a investigação, o compartilhamento de ideias e tomada de decisões. • Promover um contato entre o conhecimento produzido no âmbito escolar e questões do dia a dia, em geral relacionadas às comunidades do entorno da escola. • Contribuir para a formação dos alunos com base na proposição de um conjunto articulado de atividades organizadas em torno da integração de conhecimentos e metodologias próprias a diversos componentes de ensino. • Contribuir para o entendimento de problemas sociais e ambientais que digam respeito às comunidades do entorno escolar. • Contribuir para o entendimento de problemas que se articulem em nível local e global. • Contribuir para a aprendizagem de estratégias de registro e exposição de resultados por meio de tecnologias adequadas para esse fim."

Capítulos:

  • Projeto 1 - Água
  • Projeto 1 - Água - Introdução ao Projeto 1
  • Projeto 1 - Água - Etapa 1
  • Projeto 1 - Água - Etapa 2
  • Projeto 1 - Água - Etapa 3
  • Projeto 1 - Água - Etapa 4
  • Projeto 1 - Água - Avaliação
  • Projeto 1 - Água - Como divulgar
  • Projeto 1 - Água - Diário de bordo
  • Projeto 2 - Cordel
  • Projeto 2 - Cordel - Introdução ao Projeto 2
  • Projeto 2 - Cordel - Etapa 1
  • Projeto 2 - Cordel - Etapa 2
  • Projeto 2 - Cordel - Etapa 3
  • Projeto 2 - Cordel - Avaliação
  • Projeto 2 - Cordel - Como divulgar
  • Projeto 2 - Cordel - Diário de bordo
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Introdução ao Projeto 3
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Etapa 1
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Etapa 2
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Etapa 3
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Avaliação
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Como divulgar
  • Projeto 3 - Matemática e brincadeiras - Diário de bordo
  • Projeto 4 - História da escrita
  • Projeto 4 - História da escrita - Introdução ao Projeto 4
  • Projeto 4 - História da escrita - Etapa 1
  • Projeto 4 - História da escrita - Etapa 2
  • Projeto 4 - História da escrita - Etapa 3
  • Projeto 4 - História da escrita - Avaliação
  • Projeto 4 - História da escrita - Como divulgar
  • Projeto 4 - História da escrita - Diário de bordo
  • Projeto 1 - Notícias no mundo
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Introdução ao Projeto 1
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Etapa 1
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Etapa 2
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Etapa 3
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Avaliação
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Como divulgar
  • Projeto 1 - Notícias no mundo - Diário de bordo
  • Projeto 2 - Matemática e música
  • Projeto 2 - Matemática e música - Introdução ao Projeto 2
  • Projeto 2 - Matemática e música - Etapa 1
  • Projeto 2 - Matemática e música - Etapa 2
  • Projeto 2 - Matemática e música - Etapa 3
  • Projeto 2 - Matemática e música - Avaliação
  • Projeto 2 - Matemática e música - Como divulgar
  • Projeto 2 - Matemática e música - Diário de bordo
  • Projeto 3 - Bumba meu boi
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Introdução ao Projeto 3
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Etapa 1
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Etapa 2
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Etapa 3
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Avaliação
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Como divulgar
  • Projeto 3 - Bumba meu boi - Diário de bordo
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Introdução ao Projeto 4
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Etapa 1
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Etapa 2
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Etapa 3
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Avaliação
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Como divulgar
  • Projeto 4 - Máquinas simples e o dia a dia - Diário de bordo

Da escola para o mundo

Autores

Roberta Hernandes

Licenciada, bacharela e mestra em Letras. Doutora em Letras (área de concentração em Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (USP). Há vinte anos é professora de Língua Portuguesa em escolas das redes pública e particular da cidade de São Paulo. Atualmente é professora de Literatura e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Ricardo Gonçalves Barreto

Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade Mackenzie (SP); Mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP); Autor de livros didáticos e consultor em Educação.