Menu

Ápis - Interdisciplinar

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 2º ano | Ciências

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações do Livro

A coleção está em acordo com a proposta do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2019 de obras interdisciplinares, que devem unir temas de Ciências, Geografia e História. Tal proposta se revela importante porque:

- Desenvolve a capacidade de aprender mobilizando conhecimentos de áreas diferentes, fundamental para enfrentar demandas do mundo contemporâneo;

- Auxilia o trabalho do professor ao lidar com conhecimentos até então aparentemente segmentados;

- Propicia ao estudante o aprendizado de múltiplas competências, habilidades e atitudes presentes nem um mesmo tema de estudo.

- Em todos os volumes, a estrutura está organizada para facilitar a prática do professor e permitir a construção de rotinas escolares, fundamentais no processo de aprendizagem dos conteúdos específicos das Ciências Humanas e da Natureza.

Destaques da obra

Esta obra interdisciplinar trabalha com metodologias de ensino em que se destacam:

- Em Ciências: oportunidades para que os estudantes façam “investigações” em sala de aula, momentos em que podem fazer perguntas, propor e resolver problemas, buscar informações em livros e outras fontes, analisar e interpretar dados, propor explicações e compartilhar suas descobertas.

- Em Geografia:  amplo apoio na utilização dos mapas como recursos e como linguagem, de modo a promover a alfabetização cartográfica.

- Em História: o trabalho com as habilidades de observação, registro, oralidade, comparação, reconhecimento de permanências e mudanças no tempo e  no espaço, utilizadas para desenvolver o autoconhecimento e o conhecimento dos outros. 

Principais impactos com a BNCC

A obra contempla todos os objetos de conhecimento e habilidades propostos pela BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental em Ciências, Geografia e História. 

Manual do Professor

O Manual do Professor está organizado em:

- Orientações gerais, com os Princípios e fundamentos teóricos; Orientações metodológicas; Estrutura geral da coleção (apresentação das seções, boxes e elementos que compõem as unidades didáticas desta coleção); Textos de aprofundamento; Sugestões bibliográficas.

- Orientações por página do Livro do Estudante: Respostas das atividades (na reprodução das páginas do livro); Objetivos de cada unidade e habilidades que os estudantes deverão desenvolver ao longo dela; Orientações para o trabalho com o conteúdo de cada página; Sugestões de atividades e de leitura e outros recursos complementares aos estudos.

Capítulos:

  • Unidade - 1 - Somos todos diferentes
  • Unidade 1 - Capítulo 1 - Quem sou eu?
  • Unidade 1 - Capítulo 2 - Conhecendo e cuidando do meu corpo
  • Unidade 1 - Capítulo 3 - Morar e conviver
  • Unidade 1 - O que estudamos
  • Unidade - 2 - Ser criança
  • Unidade 2 - Capítulo 4 - Conhecer crianças
  • Unidade 2 - Capítulo 5 - Criança gosta de brincar
  • Unidade 2 - Capítulo 6 - Os direitos das crianças
  • Unidade 2 - O que estudamos
  • Unidade - 3 - Diferentes lugares
  • Unidade 3 - Capítulo 7 - Conhecendo lugares
  • Unidade 3 - Capítulo 8 - Lugar de estudar
  • Unidade 3 - Capítulo 9 - Cuidados com o ambiente
  • Unidade 3 - O que estudamos
  • Unidade - 4 - O tempo e o espaço
  • Unidade 4 - Capítulo 10 - Observando o céu
  • Unidade 4 - Capítulo 11 - Ruas por onde passo
  • Unidade 4 - Capítulo 12 - Caminhos a percorrer nos arredores
  • Unidade 4 - O que estudamos

Sobre o(a) Autor(a)

Rogério G. Nigro

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências da USP. Pesquisador em ensino e aprendizagem de Ciências. Ex-professor na rede particular de Ensino Fundamental e Médio. Assessor de escolas na rede particular de Ensino Fundamental e Médio.

Maria Elena Simielli

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora doutora em Geografia e professora livre-docente do Departamento de Geografia – Pós-Graduação, USP. Ex-professora dos Ensinos Fundamental e Médio nas redes pública e particular do estado de São Paulo.  

Anna Maria Charlier

Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em Geografia pela USP. Ex-professora, diretora e supervisora dos Ensinos Fundamental e Médio nas redes pública e particular do estado de São Paulo.