Menu

Ápis - História

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 5º ano | História

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A coleção Ápis História apresenta uma proposta didática bem delineada com o objetivo de apresentar os conceitos históricos mais importantes, trabalhar habilidades cognitivas e sociais, desenvolver a percepção do aluno sobre a realidade em que está inserido e facilitar a organização do professor em sala de aula.
A coleção se apresenta em 5 volumes, sendo o 1° estruturado em duas unidades com dois capítulos cada e os volumes 2 a 5 anos com quatro unidades com dois capítulos cada uma.

Destaques da obra

A coleção se destaca pela organização dos conteúdos, pela variedade de recursos didáticos que oferece para o trabalho em sala de aula e pelo trabaho com a realidade em que o aluno está inserido. A regularidade das unidades, dos capítulos e das seções facilita o planejamento do professor, sugerindo uma distribuição regular de conteúdos para todos os momentos do ano. Cada capítulo possui uma seleção de textos literários, depoimentos e outros documentos escritos direcionados para o trabalho com conceitos históricos em sala de aula. Os mapas favorecem a contextualziação espacial dos processos históricos e as imagens trabalham, sobretudo, a relação passado e presente. Além disso, as atividades trazem questões históricas para o cotidiano do aluno, permitindo que ele aperfeiçoe a sua percepção dos grupos sociais em que está inserido. 

Principais impactos com a BNCC

A coleção foi reestruturada e reformulada com base na terceira versão da BNCC e integra as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as respectivas habilidades propostos para História, além dos temas contemporâneos. Seu sumário, portanto, está 100% alinhado à 3ª versão da Base, inclindo assuntos que a estrapolam e dão corpo à narrativa histórica e processo de aprendizagem pretendida pelos autores. 

Manual do Professor

O Manual do professor está organizado em duas partes, em conformidade com o edital, sendo uma primeira parte de orientações gerais, fundamentos teórico-pedagógicos que ancoram a obra, textos formativos para o professor e debates sobre o componente pedagógico, e outras leituras sobre a educação brasileira, e outra parte, página a página, com orientações didáticas específicas, atividades complementares e textos de apoio para organizar o trabalho com os conteúdos em sala de aula.

Capítulos:

  • História - Unidade - 1 - Os povos e as culturas
  • História - Unidade 1 - Capítulo 1 - A formação dos primeiros povos
  • História - Unidade 1 - Capítulo 2 - Povos e religiões
  • História - Unidade - 2 - A formação da cidadania
  • História - Unidade 2 - Capítulo 3 - Respeitar quem é diferente
  • História - Unidade 2 - Capítulo 4 - Lutar pela cidadania
  • História - Unidade - 3 - Cultura e transmissão de saberes
  • História - Unidade 3 - Capítulo 5 - O uso da linguagem e a memória
  • História - Unidade 3 - Capítulo 6 - A marca do tempo nas sociedades
  • História - Unidade - 4 - Patrimônio; história e memória
  • História - Unidade 4 - Capítulo 7 - Patrimônio histórico e cultural
  • História - Unidade 4 - Capítulo 8 - Mudanças e permanências no patrimônio histórico

Sobre o(a) Autor(a)

Maria Elena Simielli

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora doutora em Geografia e professora livre-docente do Departamento de Geografia – Pós-Graduação, USP. Ex-professora dos Ensinos Fundamental e Médio nas redes pública e particular do estado de São Paulo.  

Anna Maria Charlier

Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em Geografia pela USP. Ex-professora, diretora e supervisora dos Ensinos Fundamental e Médio nas redes pública e particular do estado de São Paulo.