Menu

Ápis - Língua Portuguesa

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 4º ano | Língua Portuguesa

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações do Livro

A obra promove a apropriação do sistema de escrita pelo aluno por meio da aprendizagem significativa, inserindo-o em situações reais de letramento, leitura e escrita por meio de gêneros textuais diversos, o que o ajudará a desenvolver diferentes competências comunicativas. 

Destaques da obra

• Apresenta unidades organizadas em torno de gêneros textuais, trabalhados em sequências didáticas que favorecem o desenvolvimento da proficiência leitora e escritora. 

• Traz atividades reflexivas de gramática, que estimulam o conhecimento sobre a língua por meio do estudo contextualizado. 

• Cada abertura de unidade é ricamente ilustrada como uma situação que estimule uma antecipação sobre o gênero a ser estudado na sequência.

• No 1º ano, os novos personagens, apresentados com ilustração moderna e cativante, ajudam a contextualizar e a tornar mais lúdica a aprendizagem. 

• Os dois primeiros volumes enfatizam a inserção do aluno em práticas sociais letradas, organizando e sistematizando os processos iniciais de apropriação do sistema de escrita. 

• O 3º volume aumenta o grau de complexidade dos processos iniciados anteriormente, preparando para o 4º e 5º volumes, em que se intensificam o exercício das habilidades de leitura e de escrita, bem como a reflexão sobre fatos linguísticos mais complexos, com a abordagem de estudos gramaticais específicos.

Principais impactos com a BNCC

• O formato em U do Manual do professor explicita as principais habilidades trabalhadas em cada unidade, além de apresentar comentários para as atividades específicas em que muitas dessas habilidades poderão ser desenvolvidas pelos alunos.

Manual do Professor

• Apresenta os fundamentos teóricos, princípios gerais e a metodologia da obra em sua primeira parte e traz conteúdo específicos e formato em U em sua segunda parte, favorecendo e contextualizando o trabalho do professor.

• Discute a relevância da 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular e sua abordagem na obra.

• Traz sugestões de atividades complementares, orientações sobre as atividades do livro do estudante e comentários que auxiliam o professor em sala de aula.

• Apresenta a sistematização do “Projeto de leitura” de cada ano por meio de oficinas exclusivas, organizadas em sequências didáticas completas e consistentes. 

• Ajuda a promover a formação do professor por meio de discussões sobre temas pertinentes do dia a dia docente, como avaliação, letramento, ludicidade, interdisciplinaridade, etc. 

Capítulos:

  • Língua Portuguesa - Introdução: Ler e escrever é uma viagem
  • Língua Portuguesa - Unidade 1 - Fábula em prosa e em verso
  • Língua Portuguesa - Unidade 2 - Diário pessoal
  • Língua Portuguesa - Unidade 3 - Reportagem
  • Língua Portuguesa - Unidade 4 - Carta
  • Língua Portuguesa - Unidade 5 - Texto informativo
  • Língua Portuguesa - Unidade 6 - Conto de suspense
  • Língua Portuguesa - Unidade 7 - Conto popular
  • Língua Portuguesa - Unidade 8 - Mapa e roteiro de passeio

Autores

Ana Trinconi Borgatto

Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduada em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP; Licenciada em Letras pela USP; Pedagoga graduada pela USP; Professora universitária; Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio; Atuação em processos de formação de professores  

Terezinha Bertin

Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduada em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Licenciada em Letras pela USP; Atuou como professora universitária e professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio; Atuação em processos de formação de professores

Vera Marchezi

Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduada em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP; Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Araraquara, SP); Professora universitária; Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio; Atuação em processos de formação de professores