Menu

Da escola para o mundo - Projetos integradores

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 5º ano | Projetos integradores ● 80 páginas

Sobre a obra:

Informações do Livro

O trabalho com projetos apresenta uma diferente maneira de aprender e de ensinar. Alunos e professores assumem a busca e a construção de conhecimentos, a partir de uma situação-problema real, em um exercício de trocas, reflexão, olhar crítico, diálogo, respeito aos conhecimentos diversos, observação e autonomia. Esta coleção tem como propósito oferecer a possibilidade de alunos e professores desenvolverem alguns projetos ao longo do ano letivo, ampliando e articulando os conhecimentos de diferentes áreas e disciplinas curriculares, favorecendo ainda, de maneira diferenciada, o desenvolvimento de temas contemporâneos que estabelecem uma relação com a vida cotidiana, seja em escala local, regional, seja em escala global. 

Destaques da obra

1) Cada um dos cinco volumes permite o trabalho com pelo menos uma ou mais competências gerais descritas na BNCC.
2) Os projetos desenvolvidos em cada volume exploram ao máximo as habilidades específicas de cada componente curricular.
3) Os temas contemporâneos norteiam o trabalho proposto em cada projeto.

Principais impactos com a BNCC

Este é um material novo, concebido com base na BNCC. 

Manual do Professor

Todos os Manuais do professor estão diagramados em 64 páginas de orientações gerais (proposta pedagógica e referenciais teóricos de concepção da obra) mais a reprodução de todo o livro do aluno em tamanho reduzido (com orientações didáticas específicas detalhadas página a página).

Capítulos:

  • Projeto 1 - Como produzimos lixo?
  • Projeto 2 - Resíduos: para onde vão?
  • Projeto 3 - Consumo consciente
  • Projeto 4 - ReutilizArte!

Autores

Maria Clara Galvão

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mack-SP). Especialista em Educação Especial pela Universidade de Franca (Unifran-SP). Professora de Ensino Fundamental da rede particular de ensino de São Paulo.

Laís Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP). Orientadora de Ensino Fundamental da rede particular de ensino de São Paulo.