Menu

Sociedade e espaço - Geografia geral e do Brasil

Ensino médio - Volume 2 | Geografia ● 384 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A obra integra a Geografia Física e Humana, respeitando suas especificidades. Apresenta uma metodologia clássica de maneira aprofundada, ao mesmo tempo em que inova na escolha de temas, incluindo o trabalho com geopolítica. No 3o volume volta a abordar com exclusividade a realidade brasileira.

Destaques da obra

- Desenvolvimento da Geografia Física e Humana de forma integrada, respeitando suas especificidades.

- Aborda a realidade brasileira no 3º ano com exclusividade, tendo como principal objetivo preparar o aluno para os vestibulares.

- Aborda os temas tradicionais, e inova ao introduzir novos temas e questões, além de pontos de vista opostos sobre um mesmo tema.

- Metodologia baseada na aliança entre uma Geografia Crítica pluralista e uma pedagogia socioconstrutivista.

- A obra se propõe a estimular os estudantes a utilizar os conhecimentos geográficos para compreender e valorizar os fundamentos da democracia e a cidadania ativa.

- Aborda temas como petrificação, governança global, ecossistemas, agrossistemas, Geografia cultural (civilizações, cultura e religiosidade no Brasil) e outros, que não são trabalhados nas demais coleções de Ensino Médio.

- A obra procura levar o aluno a refletir sobre a sua realidade local tanto no aspecto físico-ambiental como no econômico e social.

Enem/Vestibulares

- Seção Fechando a Unidade: seção localizada no final de cada Unidade, que traz testes e questões do Enem e de vestibulares de todo o Brasil e sugestões de livros, sites e vídeos que tratam dos temas desenvolvidos na Unidade.

Manual do Professor

- Auxilia uma melhor utilização do livro.

- Contribui com a formação do professor, ao tratar de temas como o novo papel da escola e do ensino da Geografia no século XXI.

- Apresenta três propostas de Projetos Interdisciplinares em cada volume (no final do MP), que procuram tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para os estudantes.

- Apresenta sugestões de atividades complementares com base em vídeos, filmes, músicas e teatralização, que podem ser um suporte importante para o professor dinamizar a aula.  

- Apresenta sugestão de jogos eletrônicos e programas de computador que trabalham conteúdos da Geografia, adequados à faixa etária dos estudantes.

Capítulos:

  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 1 - Comércio e sistema financeiro inetrnacionais
  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 2 - O Brasil no cenário internacional
  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 3 - Desigualdades internacionais
  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 4 - A urbanização desigual
  • Geografia - Unidade 1 - Fechando a Unidade
  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 5 - Crescimento demográfico e superpopulação relativa
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 6 - Populações: gerações; gênero e trabalho
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 7 - Novos problemas demográficos
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 8 - As civilizações no espaço mundial
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 9 - Brasil: cultura e religiosidade
  • Geografia - Unidade 2 - Fechando a Unidade
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 10 - União Europeia
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 11 - Estados Unidos e Nafta
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 12 - Brasil e organizações internacionais: Mercosul; Unasul e Brics
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 13 - Rússia e CEI
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 14 - China; uma nova potência mundial
  • Geografia - Unidade 3 - Fechando a Unidade
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 15 - Índia: ascensão de uma nova potência
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 16 - Japão e Tigres Asiáticos
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 17 - Oriente Médio
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 18 - África subsaariana
  • Geografia - Unidade 4 - Fechando a Unidade

Sobre o(a) Autor(a)

José William Vesentini

Livre-docente em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) Doutor em Geografia pela USP Professor e pesquisador do Departamento de Geografia da USP Especialista em Geografia Política/Geopolítica e Ensino de Geografia Professor de educação básica na rede pública e em escolas particulares do estado de São Paulo por 15 anos