Menu

Biologia Hoje

Ensino médio - Volume 1 | Biologia ● 376 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A coleção apresenta uma organização clássica dos conteúdos e apresenta uma boa combinação entre uma obra com rigor acadêmico e abordagem objetiva, resultando em uma obra bastante adequada para a sala de aula. Sua escolha didática parte de temas micro para temas macro da biologia, como a ecologia, e trabalha temas relacionados à adolescência e sexualidade desde o primeiro ano.

Destaque da obra

 - Abordagem simples, objetiva e acessível - fácil para trabalhar para o professor.

 - Facilita o trabalho do professor na dinâmica da aula, desenvolvendo o conteúdo por completo, e ao final do capítulo apresenta atividades variadas.

 - Sistematização do aprendizado, com Boxes dedicados aos processos evolutivos

 - Abertura de unidade trabalhada de maneira reflexiva.

 - Os conteúdos são organizados de maneira clássica. A escolha didática apresenta os temas a partir de temas micro para temas macro.

 - Aborda o tema Reprodução Humana no 1º ano, com o objetivo de trabalhar o aspecto social e preventivo.

 - Estimula a participação ativa dos estudantes, oferecendo condições para que eles desenvolvam sua capacidade de pesquisa e resolução de problemas aplicando o conhecimento adquirido (ex. Seção Trabalho em equipe).

 - Promove uma conexão entre os conceitos científicos e o ambiente, a sociedade plural, o mundo do trabalho, as tecnologias, o cotidiano do estudante e sua saúde (ex. Boxes de Biologia)

 - Interdisciplinaridade: estabelece relações entre conceitos fundamentais da Biologia e conceitos de outras disciplinas

Enem/Vestibulares

- Seção Atividades: propõe questões autorais, originais e contextualizadas, que demandam o raciocínio e a reflexão dos alunos sobre o tema. As questões dissertativas dos principais vestibulares do país e do Enem foram cuidadosamente selecionadas e abrangem somente os conteúdos estudados no capítulo (não há quebra de pré-requisito).

Manual do Professor

- Apresenta orientações específicas para cada tópico abordado no livro do aluno e comentários sobre todas as atividades propostas.

- Estão presentes também propostas adicionais de atividades em grupo e atividades práticas, para que o professor possa trabalhar essas atividades durante o conteúdo desenvolvido no capitulo.

- Contém diversos textos de aprofundamento para o professor, sendo que o conteúdo de alguns deles também pode ser apresentado e discutido com os alunos.

Capítulos:

  • Biologia - Unidade 1 - Capítulo 1 - O fenômeno da vida
  • Biologia - Unidade 1 - Capítulo 2 - Como o sistema estuda a natureza
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 3 - A água e os sais minerais
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 4 - Carboidratos e lipídios
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 5 - Proteínas e vitaminas
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 6 - Uma visão geral da célula
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 7 - Menbrana plasmática e citoplasma
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 8 - Respiração celular e fermentação
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 9 - Fotossíntese e quimiossíntese
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 10 - Núcleo; ácidos nucleicos e clonagem
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 11 - Cromatina; cromossomos e a divisão celular
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 12 - Reprodução
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 13 - Desenvolvimento embrionário dos animais
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 14 - Tecido epitelial
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 15 - Tecidos conjuntivos
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 16 - Sangue; linfa e sistema imunitário
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 17 - Tecido muscular
  • Biologia - Unidade 4 - Capítulo 18 - Tecido nervoso
  • Biologia - Unidade 5 - Capítulo 19 - Teorias sobre a origem da vida
  • Biologia - Unidade 5 - Capítulo 20 - História da vida

Autores

Fernando Gewandsznajder

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Licenciado em Biologia pelo Instituto de Biologia da UFRJ Ex-professor de Biologia e Ciências do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (Autarquia Federal – MEC)

Helena Pacca

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Experiência com edição de livros didáticos de Ciências e Biologia

Sérgio Linhares

Bacharel e licenciado em História Natural pela Universidade do Brasil (atual UFRJ). Foi professor de Biologia Geral na Universidade do Brasil (atual UFRJ) e de Biologia no Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (Autarquia Federal – MEC).