Menu

Filosofia - experiência do pensamento

Ensino médio - Volume único | Filosofia ● 400 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A abordagem contemporânea e a organização dos conteúdos estimulam a reflexão do aluno por apresentar a filosofia como uma "caixa de ferramentas", discutindo problemas contemporâneos a partir do estudo da filosofia e de filósofos de diferentes períodos e linhas filosóficas. 

Destaques da Obra

- Apresenta a filosofia como uma caixa de ferramentas: propõe problemas para serem discutidos e com base nessa discussão vai resgatando filósofos de diferentes períodos e linhas filosóficas.

- Adota uma abordagem contemporânea, estabelecendo a relação entre o conhecimento filosófico e questões fundamentais do mundo contemporâneo.

- Um material que oferece um amplo repertório filosófico e que contribui para tornar o aluno sujeito do conhecimento filosófico.

- Organiza o conteúdo em torno de uma pergunta de cunho filosófico: Como pensamos?, O que somos?, Por que e como agimos?, Como nos relacionamos?. São questões fundamentais do ser humano, mas elaboradas de modo simples e claro, contribuindo para a compreensão do aluno.

- A obra adota uma abordagem problematizadora, estimulando o aluno a participar ativamente do pensamento filosófico.

- O conhecimento de lógica recebe atenção especial em duas seções presentes ao final de todos os capitulos. (Seção é lógico? É lógico!).

- Sugestão de livros e filmes, que abordam a temática trabalhada no capítulo (na seção Sugestão de leituras e de filmes. 

Enem/Vestibulares

- Seção A filosofia no Enem e nos vestibulares: traz um conjunto de testes e questões de provas de vestibulares das principais universidades brasileiras e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Presente em todas as unidades, tanto em questões de múltipla escolha quanto em questões dissertativas. 

Manual do Professor

- O Manual do Professor também foi pensado como uma espécie de “caixa de ferramentas”. Ele não apenas apresenta ao professor a proposta do livro, mas também oferece uma série de abordagens alternativas, além da possibilidade de o professor construir seu próprio percurso no uso da obra em suas aulas. Para cada capítulo, são feitas sugestões complementares de textos, livros, filmes e músicas.

Capítulos:

  • Filosofia - Unidade - 1 - Como pensamos?
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo 1 - Filosofia: o que é isso?
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo 2 - Filosofia e outras formas de pensar
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo 3 - A ciência e a arte
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo A filosofia na história
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo Um diálogo com história e sociologia
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo A filosofia no Enem e nos vestibulares
  • Filosofia - Unidade 1 - Capítulo É lógico?
  • Filosofia - Unidade - 2 - O que somos?
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo 1 - O ser humano quer conhecer a si mesmo
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo 2 - A linguagem e a cultura: manifestações do humano
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo 3 - Corporeidade; gênero e sexualidade: formas de ser
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo A filosofia na história
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo Um diálogo com história e sociologia
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo A filosofia no Enem e nos vestibulares
  • Filosofia - Unidade 2 - Capítulo É lógico?
  • Filosofia - Unidade - 3 - Por que e como agimos?
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo 1 - Os valores e as escolhas
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo 2 - Ética: por que e para quê?
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo 3 - A vida em construção: uma obra de arte
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo A filosofia na história
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo Um diálogo com história e sociologia
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo A filosofia no Enem e nos vestibulares
  • Filosofia - Unidade 3 - Capítulo É lógico?
  • Filosofia - Unidade - 4 - Como nos relacionamos?
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo 1 - Poder e política
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo 2 - Estado; sociedade e poder
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo 3 - Totalitarismo e biopolítica na sociedade de controle
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo A filosofia na história
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo Um diálogo com história e sociologia
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo A filosofia no Enem e nos vestibulares
  • Filosofia - Unidade 4 - Capítulo É lógico?
  • Filosofia - Unidade - 5 - Problemas contemporâneos
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo 1 - Quais são os limites do conhecimento e da ciência?
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo 2 - Quais são os desafios políticos contemporâneos?
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo 3 - Os desafios éticos contemporâneos
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo A filosofia na história
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo Um diálogo com história e sociologia
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo A filosofia no Enem e nos vestibulares
  • Filosofia - Unidade 5 - Capítulo É lógico?

Autores

Sílvio Gallo

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC-SP). Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP). Livre-docente em Filosofia da Educação pela Unicamp-SP. Professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp-SP.