Menu

Sociologia

Ensino médio - Volume único | Sociologia ● 488 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

Apresentada de maneira objetiva uma estrutura clássica a obra possui com uma abordagem temática

Destaques da obra

- Aborda os 3 pilares da sociologia de maneira diluída: Antropologia, Sociologia e Politica.

- Aborda em cada capitulo temas estudados pelas Ciências Sociais: família, trabalho, Estado, cultura, entre outros. (Abordagem temática).

- A obra propõe uma abordagem crítica e dialética, que favorece a interdisciplinaridade, e apresenta as diversas vertentes das Ciências Sociais, suas teorias explicativas, seus conceitos e autores, sempre de forma contextualizada.

- No decorrer dos capítulos os professores e estudantes encontram atividades diversas, a serem realizadas conforme o andamento das aulas e as especificidades de cada escola, respeitando também a autonomia dos professores em sala de aula.

Enem/Vestibulares

- Seção Teste seus conhecimentos-  Ao final de cada capítulo, propostas de questões objetivas semelhantes às adotadas nos exames do Enem.

- Seção Questões do Enem e de vestibulares  no final do volume, traz uma seleção de questões relacionadas ao conteúdo do livro.

Manual do Professor

- Apresentam algumas questões motivadoras para problematizar as discussões e contribuir para que os estudantes compreendam e estabeleçam relações entre as situações que enfrentamos em nossa sociedade e aquelas analisadas pelos autores das Ciências Sociais em suas teorias.

- Apresenta as diferentes modalidades de pesquisa utilizadas pelas Ciências Sociais – o que é particularmente importante para professores não especialistas, inclusive no planejamento das atividades da seção Pesquisa –, além de oferecer leituras complementares.

- O Manual também pinça, em cada capítulo, um exemplo de estratégia possível para trabalhar com uma habilidade ou característica do ensino de Sociologia.

- Em sua parte específica, ele traz, a cada capítulo, uma sugestão de avaliação, uma sugestão de atividade complementar, uma dica e uma questão motivadora, além dos conceitos-chave, de uma relação dos objetivos do capítulo e das respostas e orientações para as atividades do Livro do aluno.

Capítulos:

  • Sociologia - Capítulo 1 - As ciências Sociais nasceram com a modernidade
  • Sociologia - Capítulo 2 - Viver em sociedade: desafios e perspectivas das Ciências Sociais
  • Sociologia - Capítulo 3 - A família no mundo de hoje
  • Sociologia - Capítulo 4 - O sentido do trabalho
  • Sociologia - Capítulo 5 - Tecnologia; trabalho e mudanças sociais
  • Sociologia - Capítulo 6 - A cultura e as suas raízes
  • Sociologia - Capítulo 7 - Sociedade e religião
  • Sociologia - Capítulo 8 - Cidadania; política e Estado
  • Sociologia - Capítulo 9 - Movimentos sociais
  • Sociologia - Capítulo 10 - Educação; escola e transformação social
  • Sociologia - Capítulo 11 - Juventude: uma invenção da sociedade
  • Sociologia - Capítulo 12 - O ambiente como questão global
  • Sociologia - Questões do Enem e de vestibulares

Sobre o(a) Autor(a)

Silvia Maria de Araújo

Socióloga, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora em Sociologia do Trabalho pela Universidade de Milão. Professora aposentada da Universidade Federal do Paraná UFPR/Programa de Pós-Graduação em Sociologia). Atua como consultora nas áreas de Sociologia e Educação e é autora de livros e artigos científicos.

Maria Aparecida Bridi

Socióloga, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Grupo de Estudos, Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Autora de livros e artigos em revistas especializadas.

Benilde Lenzi Motim

Socióloga, doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora aposentada do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR. Membro do Grupo de Estudos, Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Autora de livros e artigos em revistas especializadas.