Menu

Identidades em diálogo - Formación crítica en español

Ensino médio - Volume 3 | Língua Espanhola ● 224 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

Trabalha a língua espanhola sempre a partir de gêneros discursivos, de maneira contextualizada e perspectiva intercultural, com linguagem leve. O estudo da gramática é feito também a partir de gêneros, com base no contexto, por meio de enunciados retirados dos gêneros orais e/ou escritos trabalhados no capítulo.

Destaques da obra

- Desenvolve o estudo da língua espanhola com base em textos orais e escritos, de gêneros discursivos variados e que tratam de temas de relevância social, articulados com as demais disciplinas do currículo escolar.

- Trabalha de forma sistemática com as estratégias de leitura, possibilitando a formação do aluno como um leitor crítico e consciente dos processos envolvidos na leitura.

- Oferece grande variedade de textos autênticos (inclusive orais) e propõe um trabalho consistente com gêneros discursivos variados (escritos e orais).

- Apresenta e discute temas instigantes, que são de extrema relevância na sociedade atual e fazem parte da realidade do aluno.

- Adota perspectiva intercultural, valorizando a diferença e o contato com outras culturas.

- O estudo da gramática é feito com base no contexto, por meio de enunciados retirados dos gêneros orais e/ou escritos trabalhados no capítulo.

- Os capítulos se organizam de maneira a equilibrar o trabalho com as quatro habilidades linguísticas: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita e expressão oral.

- A obra conta com CD de áudio para aluno e professor.

Enem/Vestibulares

- Lectura bajo examen – Apêndice com questões do Enem e de vestibulares de todo o Brasil para que o aluno conheça uma amostragem de avaliações de língua espanhola nesse contexto. As questões mantêm relação com os temas abordados nas unidades anteriores.

Manual do Professor

- Contém os pressupostos metodológicos.

- Explica a organização da coleção e traz sugestões de encaminhamento, atividades complementares, leituras para o professor.

- Apresenta a transcrição das faixas de áudio.

Capítulos:

  • Espanhol - Lectura en diálogo
  • Espanhol - Unidad 1 - Somos todos diversos
  • Espanhol - Unidad 1 - Capítulo 1 - ¿Es la accesibilidad para todos?
  • Espanhol - Unidad 1 - Capítulo 2 - Dile no a la discriminación
  • Espanhol - Unidad 1 - Interculturalidade en escena
  • Espanhol - Unidad 1 - ¡ Examínate a ti mismo!
  • Espanhol - Unidad 2 - Respecto e igualdad
  • Espanhol - Unidad 2 - Capítulo 3 - Ni más; ni menos: somos todos iguales
  • Espanhol - Unidad 2 - Capítulo 4 - Hablemos de sexualidad
  • Espanhol - Unidad 2 - Interculturalidade en escena
  • Espanhol - Unidad 2 - ¡ Examínate a ti mismo!
  • Espanhol - Unidad 2 - Proyecto 1
  • Espanhol - Unidad 2 - Lectura bajo examen
  • Espanhol - Unidad 3 - @todotecno.com
  • Espanhol - Unidad 3 - Capítulo 5 - TecNOlogía
  • Espanhol - Unidad 3 - Capítulo 6 - (Des)conexiones
  • Espanhol - Unidad 3 - Interculturalidade en escena
  • Espanhol - Unidad 3 - ¡ Examínate a ti mismo!
  • Espanhol - Unidad 4 - El espacio de la ciudadanía
  • Espanhol - Unidad 4 - Capítulo 7 - Yo; el otro y nuestros espacios
  • Espanhol - Unidad 4 - Capítulo 8 - Hacia la ciuddanía: por los derechos sociales
  • Espanhol - Unidad 4 - Interculturalidade en escena
  • Espanhol - Unidad 4 - ¡ Examínate a ti mismo!
  • Espanhol - Unidad 4 - Proyecto 2
  • Espanhol - Unidad 4 - Lectura bajo examen

Sobre o(a) Autor(a)

Ana Beatriz Simões

Bacharela e licenciada em Letras: Português-Espanhol pela Uerj. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo Cefet-RJ. Atualmente é professora de língua espanhola do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFF-RJ.

Kisye de Paula

Bacharela e licenciada em Letras: Português-Espanhol pela Uerj. Especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura e mestra em Linguística pela mesma instituição. Atualmente é professora de língua espanhola no Exército Brasileiro.

Rodrigo Campos

Bacharel e licenciado em Letras: Português-Espanhol pela Uerj. Mestre e doutorando em Linguística pela mesma instituição. Atuou como professor de espanhol nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Niterói. Atualmente é professor-assistente de língua espanhola do Instituto de Letras da Uerj.

Simone Emiliano

Bacharela e licenciada em Letras: Português-Espanhol pela UFRJ. Especialista em Literaturas Hispanoamericanas pela UFRJ e em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Uerj. Mestra em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Atuou como professora de espanhol nas redes privadas e municipais do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu. Atualmente é professora de língua espanhola e língua portuguesa no Cefet-RJ UnED Nova Friburgo.