Menu

Todas as artes

Ensino médio - Volume único | Arte ● 521 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Destaques da obra:

- A coleção apresenta uma sequência didática fundamentada na Abordagem Triangular – com base na leitura de imagem, na contextualização e na produção artística.

- A obra esta focada em um recorte contemporâneo da arte. Essa curadoria é o ponto de partida para discutir temas importantes – como feminismo, violência contra a mulher, meio ambiente, cidadania, ética, etc. –, para trabalhar em diálogo com outras disciplinas e para estabelecer conexões com outras obras consagrados na História da Arte.

- O livro trabalha com capitulos exclusivos para cada linguagem: arte visual, audiovisual, música, teatro e dança.

- Promove atividades de experimentação artística com o objetivo de desenvolver diferentes habilidades e competências nos alunos (Seção Fazendo Arte e Seção Experimentação).

- Além das experimentações, há atividades de reflexão crítica e leitura de imagens, em que os alunos podem debater assuntos do cotidiano deles. 

- Propõe atividade de autoavaliação (Seção Para Encerrar) e reflexão sobre a produção artística e a aprendizagem. Essas atividades podem ser feitas por meio de um portfólio das produções artísticas dos alunos.

- CD de áudio, que traz composições e podcasts contextualizados feitas especialmente para a obra.

- Obra organizada em volume único e estruturada em três unidades que possuem um tema central. Cada uma das Unidades é formada por uma Introdução, cinco capítulos e um projeto, que trabalham as diferentes linguagens artísticas 

Enem/Vestibulares

- Seção “Questões de vestibulares e do Enem”: apresenta questões de múltipla escolha (provas objetivas) e de provas práticas que  são provas específicas aplicadas no processo de seleção dos cursos de Artes Visuais, Dança, Teatro e Música de alguns exames nacionais. 

Manual do Professor

- O Manual do Professor é dividido em duas partes:
Orientações pedagógicas específicas: é rica em orientações complementares para o professor, que direcionam o encaminhamento das aulas. Também são apresentados textos que embasam os conteúdos trabalhados ou assuntos que podem ser ampliados em sala de aula.

Orientações pedagógicas gerais: destaca-se a parte em que se explica sobre como deve ser o processo de avaliação nas aulas de Arte, a importância do portfólio, o detalhamento da estrutura da obra e o trabalho com o CD de música.

- Orienta o trabalho com o aluno nas diferentes linguagens.

- Roteiro de visita cultural com o trabalho triangular.

- Sugestões de avaliações (diagnosticas, processuais e finais).

- Ao final, há uma parte dedicada à seção “Questões de vestibulares e do Enem”, que lista as questões apresentadas e as relaciona com os conteúdos dos livros, como uma sugestão de trabalho.

Capítulos:

  • Arte - Unidade 1 - O que é arte?
  • Arte - Unidade 1 - Capítulo 1 - Escultura e materialidade
  • Arte - Unidade 1 - Capítulo 2 - Música e estranhamento
  • Arte - Unidade 1 - Capítulo 3 - Dança e representação
  • Arte - Unidade 1 - Capítulo 4 - Teatro e reflexão
  • Arte - Unidade 1 - Capítulo 5 - Tecnologia e subversão
  • Arte - Unidade 1 - Projeto 1 - Arte e ética
  • Arte - Unidade 2 - Unidade 2 - Arte para quê?
  • Arte - Unidade 2 - Capítulo 6 - Instalação e meio ambiente
  • Arte - Unidade 2 - Capítulo 7 - Canto e memória
  • Arte - Unidade 2 - Capítulo 8 - Corpo e circo
  • Arte - Unidade 2 - Capítulo 9 - Teatro e afirmação
  • Arte - Unidade 2 - Capítulo 10 - Animação e coletividade
  • Arte - Unidade 2 - Projeto 2: Arte e sciedade
  • Arte - Unidade 3 - Unidade 3 - Onde encintrar arte?
  • Arte - Unidade 3 - Capítulo 11 - Gravura e circulação
  • Arte - Unidade 3 - Capítulo 12 - Música e perifeira
  • Arte - Unidade 3 - Capítulo 13 - Dança e brasilidade
  • Arte - Unidade 3 - Capítulo 14 - Teatro e rua
  • Arte - Unidade 3 - Capítulo 15 - Cinema e compartilhamento
  • Arte - Unidade 3 - Projeto 3: Arte e representatividade

Sobre o(a) Autor(a)

André Vilela

Licenciado em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Coordenador pedagógico de ações educativas de instituições e programas de formação cultural Professor de cursos de capacitação e de formação de professores em Arte Professor de História da Arte Autor de livros didáticos sobre Arte

Eliana Pougy

Doutora em Teoria Política com foco em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (Ceuma-USP) Bacharela em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) Autora de livros didáticos e paradidáticos sobre Arte